Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Sejam bem-vindas, sejam bem vindos!

A Ciência Cidadã consiste na parceria entre cientistas e amantes da Natureza para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Cientistas cidadãs e cidadãos são, respectivamente, voluntárias e voluntários que utilizam metodologias participativas, geralmente via internet, para compartilhar informações, como, registros e informações ecológicas de espécies ao redor do mundo.

Utilizando esta proposta colaborativa, a Plataforma Virtual Suindara foi criada para estimular a participação da voluntárias e voluntários na coleta e compartilhamento de informações sobre corujas suindaras, Tyto furcata, e corujas-buraqueira, Athene cunicularia, na região semiárida brasileira. 

Suas informações serão fundamentais para melhor compreendermos a ecologia destas corujas e propormos estratégias adequadas para a conservação e manejo desses animais silvestres em áreas naturais, rurais e urbanas.

. Insira aqui seus dados na Plataforma Suindara;

. Conhecendo a coruja suindara e a coruja-buraqueira;

. Como saber o que as corujas comem.

História 

Pesquisadores do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular (Ecomol) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) iniciaram em 2017 um projeto de pesquisa sobre a dieta e a distribuição de corujas suindaras no semiárido potiguar. A realização deste projeto tem possibilitado um melhor conhecimento sobre a ecologia de corujas nesta região, e também o envolvimento de crianças e jovens em uma atividade pedagógica prática de iniciação científica e educação para a sustentabilidade.


Objetivos

Os objetivos da Plataforma Suindara são:

1. Coletar e compartilhar informações sobre a dieta de corujas em ambientes naturais, rurais e urbanos, para identificar a importância ecológica desses animais silvestres no semiárido brasileiro;

​​2. Mapear registros de ocorrência de corujas em diferentes localidades no semiárido brasileiro, para estimar a sua distribuição geográfica;

3. Envolver crianças e jovens em uma atividade pedagógica prática em educação para a sustentabilidade, utilizando o estudo da dieta e da distribuição de corujas como objetivo de iniciação em pesquisa científica. Esta atividade pedagógica visa intencionalmente despertar em crianças e jovens o desejo de conhecer, realizar descobertas e contribuir, por meio do saber científico, com propostas para o desenvolvimento de um mundo ambientalmente sustentável.

 

16 de maio de 2022. Visualizações: 530. Última modificação: 27/06/2023 12:40:48