Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Suindara (Tyto furcata) é uma espécie de coruja amplamente distribuída nas Américas, habitando áreas naturais, rurais e urbanas. Corujas desta espécie possuem comprimento do corpo de ~35 cm e envergadura de asas ~80 cm.

Possuem coloração clara na face e no ventre, geralmente esbranquiçada com algumas manchas de tons bege e cinza. A região dorsal é mais escura, geralmente em tons cinza e bege. O arranjo de penas ao redor de sua face assemelha-se ao formato de um coração. Machos e fêmeas são semelhantes em coloração de plumagem, sendo difíceis de distingui-los.

 

Suindara é também conhecida como coruja-das-torres ou coruja-do-celeiro, pois pode utilizar estes locais para descanso e nidificação. Também é conhecida como rasga-mortalha, pois uma de suas vocalizações é um grito alto assemelhando, para algumas pessoas, ao barulho emitido quando rasga-se um tecido grosso, como de uma mortalha – algo parecido ao som ‘tchuuuííít’.

Muitas pessoas têm aversão às suindaras por acreditarem que elas trazem mau agouro. Para estas pessoas, qualquer sinal que indique indício da presença de uma suindara é um anuncio de um possível azar no futuro, até a uma morte de um familiar. Por isso, esta espécie de coruja é, muitas vezes, alvo de caça.

No entanto, se considerarmos que os seus principais alimentos são roedores, a presença de suindaras e outras espécies de corujas deveria ser interpretada como positiva, pois são importantes agentes naturais controladores destes animais. Sabemos que esses roedores podem entrar em locais de armazenamento alimentos, como mercados, casas e celeiros, gerando muitos prejuízos, além de serem vetores de perigosas doenças zoonóticas para humanos.

Coruja-buraqueira Athene cunicularia é a espécie de coruja mais comum em grande parte do Brasil. Possui pequeno porte, por volta de de 22 cm. Também é conhecida como caburé ou caboré. Habita áreas abertas naturais e é bastante comum em áreas rurais, periurbanas e urbanas.  Fazem buracos no solo, que utilizam para reprodução e fuga de predadores. Alimentam-se de pequenos animais, tanto vertebrados como invertebrados. Machos e fêmeas são semelhantes, embora as fêmeas são um pouco mais escuras e menores.

Defendem seu território com muitos gritos e rasantes, podendo avançar sobre animais domésticos que se aproximam do seu território, especialmente se estiverem no período reprodutivo.

9 de maio de 2022. Visualizações: 3524. Última modificação: 30/05/2022 14:36:08