Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Investingado a dieta de corujas

Estudos sobre a dieta de corujas são realizados principalmente na coleta e análise de regurgitos encontrados em locais de pouso, nidificação ou descanso de corujas. Uma grande vantagem desta metodologia é que nenhuma coruja precisar ser capturada ou molestada para estudo de sua dieta.

IMG_0944.jpg

Regurgito fresco da coruja suindara, recém regurgitado.  Foto: Vitor Lunardi

Regurgito seco da coruja suindara, com ~2 meses.  Foto: Vitor Lunardi


O que você vai precisar:

  1. Laboratório e da pessoa responsável por este local;

  2. Máscara de proteção do rosto e narinas (cirúrgica ou PFF2);

  3. Jaleco de proteção (laboratorial);

  4. Óculos de proteção ou face shield;

  5. Luvas para procedimento;

  6. Pinças para triagem;

  7.  Álcool 70% para armazenamento das amostras e limpeza dos utensílios utilizados;

  8.  Bandeja para triagem.

IMG_0676.jpg

IMG_0667.jpg

Equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para análise de regurgitos de corujas.


Passo-a-passo para realizar a análise da dieta de corujas em laboratórios:

  1. Convide um adulto, pessoa com mais de 18 anos que seja responsável por você, para realizar a coleta e a análise das amostras junto com você. Só faça a coleta e a análise das amostras de regurgitos na presença de um adulto responsável por você e utilizando todos os equipamentos de proteção individual acima listados!

  2. No solo, abaixo do local de pouso de corujas, colete as amostras de regurgitos de corujas utilizando uma pinça. Coloque as amostras em plásticos individualizados. Faça a imersão desses plásticos com amostras em um vidro contendo álcool 70%, de modo que todas as amostras fiquem imersas em álcool. Não se aproxime do local de coleta de amostras se corujas estiverem nas proximidades, para evitar qualquer situação que gere insegurança ou ameaça a esses animais. Além disso, corujas podem investir sobre você se sentirem ameaçadas.
  3. Utilize todas os equipamentos de segurança para a coleta e análise de regurgitos, especialmente: máscara facial descartável, luvas para procedimento, jaleco, calça comprida, sapato fechado, e óculos/face-shield;

  4. Todos os procedimentos de análise devem ser realizadas em um laboratório e na companhia da pessoa responsável técnica pelo laboratório;

  5. Deixe as amostras em álcool 70% por pelo menos uma semana;

  6. Descarte o álcool que estava no vidro com as amostras, e substitua por um volume de álcool 70% ainda não utilizado, mantendo as amostras por mais uma semana em álcool. Isso vai garantir que todos os microrganismos que estiverem na amostra sejam inativados.

  7. Após duas semanas em álcool 70%, retire as amostras do álcool transportando-a para uma bandeja.

  8. Com auxílio de pinças, realize a triagem do material separando todas as partes (ossos, fragmentos de invertebrados), colocando-as uma do lado da outra.

  9.  Deixe secar ao sol por cinco horas, para que todo álcool evapore;

  10. Agora você poderá analisar cada osso ou outro fragmento animal encontrado, tentando identificar a que grupo animal pertence.

  11. Faça fotos com seu celular após terminado todo o trabalho para registrar todos os ossos encontrados em cada uma das amostras que coletou. Abaixo estão alguns exemplos de fotos após a triagem dos regurgitos.


Ossos encontrados nos regurgitos de corujas

IMG_0712.jpg

Ossos pertencente a um indivíduo do grupo dos ‎Chiroptera (morcegos), encontrados em um regurgito de suindara em Mossoró-RN.  Foto: Vitor Lunardi

IMG_0710_edited.jpg

Ossos pertencentes a um indivíduo do grupo dos ‎Rodentia (roedores), encontrados em um regurgito de suindara em Mossoró-RN.  Foto: Vitor Lunardi

IMG_0709.jpg

Ossos pertencente a um indivíduo do grupo das Aves, encontrados em um regurgito de suindara em Mossoró-RN.  Foto: Vitor Lunardi.

9 de maio de 2022. Visualizações: 1206. Última modificação: 27/06/2023 12:42:23