Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Coordenador

rodrigo

Dr. Rodrigo Silva da Costa

 

Área de interesse:

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS; 2001) com mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003) com ênfase em manejo pesqueiro. Tenho interesse em temas relacionados com ecologia aquática, ecologia de peixes, pesca, modelagem ecológica e gestão de recursos naturais. Atualmente sou professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ( UFERSA; Mossoró-RN).

Currículo Lattes

 

Vice Coordenador

DSCN3425

Dr. José Luís Costa Novaes

Área de interesse:

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus – Botucatu (2008). Pós-doutorado na University of North Texas (2014). Professor Adjunto III na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – RN (UFERSA). Tenho interesse nas áreas de ecologia de comunidades aquáticas, em especial reservatórios, conservação biológica , biodiversidade de regiões árida e semiárida. Credenciado nos programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado e Doutorado) e Ecologia (Mestrado) da UFERSA.

Currículo Lattes

 

Biólogos

MSc. Darlan Dantas Alves de Araújo

MSc. Cristiane de Carvalho Ferreira  Lima Moura

 

Pós Graduação

Doutorado

jonnata

Msc. Jonnata Fernandes de Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) e Mestrado em Ciências Naturais (Diagnóstico e Conservação Ambiental) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atualmente é Doutorando em Ciência Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Desenvolve pesquisas na área de alimentação de peixes e ecologia tróficas de reservatórios do semiárido.

 http://lattes.cnpq.br/0996900241138853

yuri

Msc. Yuri Vinícius de Andrade Lopes

Professor da Universidade Federal de Rondônia, desenvolve pesquisas na área de recursos pesqueiros em águas interiores.

Título do trabalho: Tendência temporal da pesca artesanal  no reservatório de Santa cruz no semiárido do Rio Grande do Norte 

O presente estudo tem como objetivo a aplicação de modelagem matemática na captura de peixes oriundo da pesca artesanal no reservatório de Santa Cruz – RN. A partir dos resultados obtidos neste estudo, será possível identificar a variabilidade temporal da pesca e correlacionar as variáveis ambientais na captura dos principais pescados.
taygra

Msc. Rogério Taygra Vascocelos Fernandes

Msc. Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes

Desenvolve pesquisa sobre assembleia de peixes em estuários impactados por salinas .

Mestrados

 

Suzany Iasnaya Lopes Moreira

Formada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e atualmente faz mestrado em Ecologia e Conservação, desenvolvendo pesquisa com a estrutura populacional de Prochilodus brevis em reservatórios de semiárido.

 

elissandra

Antônia Elissandra Freire

 

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2014), mestranda em Ecologia e Conservação nesta mesma instituição. Tenho interesse na área de Ecologia de Peixes e Ecologia de Reservatórios, desenvolvendo pesquisa na área de alimentação de peixes.

Luiz Paulo Martins

Desenvolve pesquisa de modelagem com o Ecopath.

Iniciação Científica

Geferson Mário Rebouças do Santos

Estudante do curso de Engenharia de Pesca da UFERSA, desenvolve pesquisa sobre a composição da ictiofauna do rio Apodi/Mossoró.

 

Egressos

Mestrados

carlos

Msc. Carlos Eduardo Freire

 

Título da Dissertação: Estrutura e variação espacial da ictiofauna em um reservatório do semiárido brasileiro.

Título da Dissertação

Natalia Carla Fernandes de Medeiros Dantas

Título da Dissertação: Crescimento e mortalidade de cinco espécies de peixes capturados com rede de arrasto com portas na praia de São Cristóvão, RN, Brasil

Msc. Rosanny Reis Abreu de Amorim

Título da Dissertação: Produção da pesca artesanal no reservatório de Santa Cruz – rio Apodi/Mossoró (RN).

Marla

Msc. Marla Melise de Oliveira Sousa

 

 

Título da Dissertação: Composição e estrutura temporal da fauna de peixes do reservatório de Santa Cruz, Rio Apodi/Mossoró, semiárido brasileiro

 

23 de fevereiro de 2015. Visualizações: 3715. Última modificação: 25/06/2015 13:03:57