Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Dissertações de mestrado

Título: Cleptoptilia pela ave tesourinha Tachornis squamata (Aves, Apodidae) no semiárido brasileiro. Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação/Ufersa. Autor: Catharina Cristhina de Oliveira Silva.  Ano: 2015 (acesse a dissertação).

Título: Produção e consumo de frutos zoocóricos em dois fragmentos florestais no oeste do Rio Grande do Norte, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação/Ufersa. Autor: Jânio Lopes Torquato. Ano: 2015 (acesse a dissertação).

Título: Ocorrência sazonal e reprodução de Himantopus mexicanus (Aves: Charadriformes) em salinas do estuário do rio Apodi-Mossoró, Nordeste Brasileiro. Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação/Ufersa. Autora: Maria Luiza Andrade Mendonça. Ano: 2016 (acesse a dissertação).

Título: Caracterização da Reserva Faunística Costeira de Tibau do Sul – REFAUTS, Rio Grande do Norte: proposta de ordenamento do turismo. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade. Autora: Larycynthia Luana Sousa do Nascimento. Ano: 2016 (acesse a dissertação).

Título: Influência dos elementos de envoltória no desempenho termo-energético de edifícios institucionais no clima tropical semiárido. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autor: Paolo Américo de Oliveira. Ano: 2017 (acesse a dissertação).

Título: Salinas artificiais como habitat alternativo para aves limícolas Charadriiformes: sazonalidade e uso do habitat no estuário Apodi-Mossoró, RN, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação/Ufersa. Autora: Anyelle Paiva Rocha Elias. Ano: 2017 (acesse a dissertação).

Título: Como garantir a sustentabilidade do ecoturismo e a conservação do boto-cinza, uma espécie ameaçada de extinção? Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autora: Diana Carvalho de Freitas. Ano: 2018 (acesse a dissertação).

Título: Integrando fenologia da frutificação e consumo de frutos por vertebrados silvestres em uma área protegida de Caatinga no Nordeste brasileiro. Programa Pós-graduação em Ecologia e Conservação/Ufersa. Autora: Érica Emanuela de Medeiros e Silva. Ano: 2019 (acesse a dissertação).

Título: Turismo de observação de botos-cinza: implicações para a conservação de uma espécie ameaçada de extinção. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autora: Josivânia Emanuelly Azevedo dos Santos. Ano: 2019 (acesse a dissertação).

 Título: Percepção de atores sociais como subsídio ao Zoneamento Ambiental de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável no Nordeste do Brasil. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autora: Maria Mayara dos Santos Silva. Ano: 2019 (acesse a dissertação).

Título: Análise multicritério como subsídio ao zoneamento ambiental de um Parque Nacional no bioma Caatinga, Brasil. Autor: Francisco Hiályson Fidelis Medeiros. Ano: 2020 (acesse a dissertação).

Título: Fidelidade de habitat e residência de botos-cinza (Sotalia guianensis) em uma área marinha protegida no Nordeste do Brasil. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autora: Gessica Rafaelly Dantas da Silva. Ano: 2021 (acesse a dissertação).

Título: Turismo de observação de cetáceos no Brasil. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autora: Rosany Rossi Pereira Gomes. Ano: 2021 (acesse a dissertação).

Titulo: Dieta da coruja suindara Tyto furcata na região cariri, semiárido brasileiro. Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade/Ufersa. Autor: Joéliton José da Silva Pessoa. Ano: 2022 (acesse a dissertação)

 __________________________________________________________________________________________

Trabalhos de Conclusão de Curso

Título: Seleção de locais para descanso pelo tesourinha Tachornis squamata (Aves, Apodidae) no semiárido brasileiro. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Catharina Cristhina de Oliveira Silva. Ano: 2013 (acesse o arquivo)

Título: Diversidade de aves limícolas (Charadriiformes) em salinas associadas ao estuário do rio Apodi-Mossoró, Nordeste do Brasil. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Anyelle Paiva Rocha Elias. Ano: 2014 (acesso o arquivo).

Título: Variação sazonal, uso do habitat e reprodução do pernilongo-de-costas-negras Himantopus mexicanus (Aves, Charadriiformes) em salinas do Estuário do Rio Apodi-Mossoró, Nordeste do Brasil. Autora: Autora: Maria Luiza Andrade Mendonça. Ano: 2014 (acesse o arquivo). Ano: 2015.

Título: Uso e ocupação do solo na Reserva Faunística Costeira de Tibau do Sul – REFAUTS. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Diana Carvalho de Freitas. Ano: 2015 (acesse o arquivo)

Título: Visitas ilegítimas em ipê-roxo Handroanthus impetiginosus no semiárido do Rio Grande do Norte. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Érica Emanuela de Medeiros e Silva. Ano: 2015. (acesse o arquivo)

Título: Determinação da capacidade de carga turística de trilhas ecológicas do Parque Nacional da Furna Feia, Rio Grande do Norte. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Maria Mayara dos Santos Silva. Ano: 2016 (acesse o arquivo)

Título: Subsídios para o plano de manejo da Reserva Faunística Costeira de Tibau do Sul (REFAUTS), Rio Grande do Norte, Brasil. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Josivânia Emanuelly Azevedo dos Santos. Ano: 2016 (acesse o arquivo)

Título: Análise da dieta de macacos-prego Sapajus libidinosus (Primata, Cebidae) no Parque Nacional da Furna Feia, caatinga do semiárido brasileiro. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Virgínia Helen Figueiredo Paixão. Ano: 2017 (acesse o arquivo)

Título: Taxa de visitação turística como subsídio à conservação de botos-cinza, Sotalia guianensis (Cetacea; Delphinidae), em uma unidade de conservação de uso sustentável. Curso: Graduação em Ecologia/Ufersa. Autora: Gessica Rafaelly Dantas da Silva. Ano: 2018. (acesse o arquivo)

Título: Videomonitoramento do turismo de observação de botos-cinza na Reserva de Fauna Costeira de Tibau do Sul – REFAUTS, Rio Grande do Norte. Autora: Maria Gabriela Fernandes Martins de Medeiros. Ano: 2020. (acesse o arquivo)

Título: Iluminação artificial noturna e dieta de uma ave de rapina no semiárido brasileiro. Autor: João Batista Pinheiro Filho. Ano: 2023. (acesse o arquivo)

___________________________________________________________________

Memórias:

Defesa de dissertação de mestrado de Jânio Torquato e de Catharina Silva. PPGEC/Ufersa (Fev/2015).Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Ecologia. Érica E. M. Silva. 2015

 

 

 

 

 

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de Érica Silva. Curso Ecologia/Ufersa (Ano: 2017)

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de Josivânia Santos. Curso Ecologia/Ufersa (Ano: 2016)

Defesa de dissertação de mestrado de Paolo Américo. PPGATS/Ufersa (Fev/2017).

Defesa de dissertação de mestrado Maria Luiza Andrade Mendonça. PPGEC/Ufersa. Fev./2017 com participação da Dra. Lilian Manica (UFPR – via web conferência)

Lilian Manica

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Ecologia. Virgínia H.F. Paixão. Out/2017

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Ecologia. Gessica R. D. da Silva. 2018

Defesa de dissertação de mestrado Diana Carvalho de Freitas. PPGATS. Fev/2018Defesa de qualificação de mestrado de Érica E. M. Silva. PPGEC. Out/2018

 

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso em Ecologia. Maria Gabriela Medeiros. 2020

 

Defesa de dissertação de mestrado. Gessica R. D. da Silva. PPGATS. Mar/2022

Defesa de dissertação de mestrado. Rosany Gomes. PPGATS. Jul/2021

Defesa de dissertação de mestrado. Joéliton Silva. PPGATS. Out/2022

Defesa de trabalho de Conclusão de Curso.  João Batista Pinheiro filho. Maio/2023

20 de fevereiro de 2017. Visualizações: 2259. Última modificação: 27/06/2023 11:16:56